Categorias

Taxistas de Nova York processam a Prefeitura por causa do Uber

Não é apenas no Brasil que os taxistas estão em guerra contra o Uber. Os sindicatos da categoria estão processando a cidade de Nova York por não impedir o serviço concorrente de funcionar.

O processo aberto nesta terça-feira acusa a administração pública de ser permissiva com o crescimento do aplicativo de caronas pagas na cidade e busca indenizações.

De acordo com o texto do processo, a inação da Prefeitura de Nova York causou “dano catastrófico nesta outrora icônica indústria e suas dezenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que dependem dela para sobreviverem”.

O processo alega que entre Abril e Junho deste ano o número de corridas de táxi na cidade sofreu uma queda de 3,83 milhões de corridas. Nesse mesmo período, o Uber teria registrado um crescimento de 3,82 milhões de viagens em Nova York. A ascensão do aplicativo na preferência popular já teria inclusive provocado a falência de 22 empresas de táxi em Nova York.

Quem entrou junto com os taxistas no processo contra a Prefeitura foi uma aliança de empresas de crédito. Elas alegam terem emprestado mais de 2 bilhões de dólares para taxistas e empresas, para que estes continuem operando. O risco de inadimplência forçou a parceria entre as duas indústrias e cabe agora à Prefeitura se defender do processo.

Por enquanto, o Uber não se manifestou publicamente sobre o caso judicial.