Categorias

Taxistas protestam no Rio de Janeiro contra aplicativos de transportes

Os taxistas do Rio de Janeiro voltaram a se reunir para protestar contra a falta de regulamentação dos aplicativos de transportes na cidade.

Novamente a manifestação foi marcada por tumultos: há relatos de barricadas com pneus queimados, pregos no asfalto e quilômetros de congestionamento provocados pela carreata.

Desde o final da madrugada desta quinta-feira, os manifestantes já estavam posicionados nas principais vias da cidade com veículos, carros de som, faixas e bandeiras para reivindicar regras mais rígidas para o funcionamento de serviços como Uber, Cabify e 99 no Rio de Janeiro. Um acordo entre a categoria e a Prefeitura determinou que não haveria bloqueio de vias, sob risco de multas pesadas, mas a concentração de taxistas provocou retenções no trânsito nessa manhã em em diversos pontos da cidade.

Ricardo Telles, representante do Sindicato dos Taxistas, resumiu o motivo do protesto: “O que nós queremos é respeito, dignidade e regras iguais, tanto para o taxista profissional regulamentado quanto para esse novo modal que, entendemos se é a vontade do cliente, do usuário, não somos nós para dizer o contrário. Mas que sejam regulamentados, com as devidas restrições”.

Apesar do caráter aparentemente pacífico do protesto, jornalistas registraram flagrantes de confusões. Taxistas que não aderiram ao movimento foram hostilizados, com danos aos veículos e xingamentos. Motoristas de aplicativos também foram alvos de agressões e um grupo de manifestantes ateou fogo em uma barricada de pneus em frente ao aeroporto Santos Dumont. Em determinadas regiões, agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram acionados para conter tumultos.