Categorias

Tecnologia consumindo cultura pop: Apple é considerada a marca mais valiosa do mundo

A última edição do relatório anual de influência da empresa Interbrand mostrou como a tecnologia vem consumindo a cultura pop: segundo a pesquisa, a Apple hoje é a marca mais valiosa do mundo, com o Google em segundo lugar e a Coca -Cola, que esteve em primeiro em todos os treze relatórios anteriores, se contentou em ficar com a medalha de bronze.

Mas não é só a Maçã e a gigante de buscas que ficaram em posições boas: a IBM e a Microsoft completam o top cinco e a Samsung trocou de lugar com a Intel e agora se encontra em oitavo. Mas o Facebook é o que mais cresceu em 2013, saltando de 69º para 52º em um ano.

O relatório é baseado em uma série de fatores, incluindo o desempenho financeiro, a fidelidade do cliente e o papel que cada marca desempenha nas decisões de compras dos consumidores. A Interbrand ainda faz uma avaliação financeira de cada marca: A Apple possui um valor de US$ 98,3 bilhões, o Google vem em seguida com US$ 93,3 bilhõese a Coca-Cola vem logo atras com US$ 79,2 bilhões.

Coca-Cola perde posição de 13 anos para Apple
Coca-Cola perde posição de 13 anos para Apple

Embora as empresas de tecnologia dominem o top 10, o resto da lista é mais equilibrado, com empresas de automóveis, incluindo a Toyota, Mercedes-Benz e BMW aparecendo e companhias como Gillette, Pepsi, Ebay e Nike dominando o top 30.

Embora o top 5 esteja quase totalmente dominado por ele, o relatório está longe de ser universalmente positivo para o setor de tecnologia: a Nokia caiu do 19º lugar para o 57º e a BlackBerry saiu da lista completamente.

“Por revolucionar a nossa forma de trabalhar, jogar e se comunicar, a Apple estabeleceu um patamar elevado para estética, simplicidade e facilidade de uso que todas as outras marcas de tecnologia devem ter e que a própria Apple deverá ultrapassar continuamente”, finalizou a Interbrand em seu comunicado oficial.

Você pode conferir a lista completa aqui.