Categorias

Tecnologia da Adobe tornou possível Homer Simpson responder telespectadores ao vivo

Pela primeira vez em seus 27 anos no ar, o desenho animado Os Simpsons interagiu ao vivo com telespectadores em um episódio especial que foi ao ar na televisão americana na noite de Domingo.

A façanha foi possível graças a uma tecnologia desenvolvida pela Adobe que permitiu que Homer Simpson respondesse por três minutos seguidos a perguntas enviadas pelo Twitter no segmento final do especial.

Na trama, o patriarca atrapalhado da família mais americana da TV entra para um clube de improviso para melhorar sua capacidade de conversar no ambiente de trabalho. Aproveitando o tema, os produtores da série resolveram colocar o dublador de Homer, o veterano Dan Castellaneta, em tempo real em um segmento sem qualquer tipo de roteiro. Castellaneta já tinha experiência com o método de improvisar e tirou o desafio de letra.

Mas nada disso seria possível sem o uso de uma versão experimental e exclusiva para a produtora Fox do programa Adobe Character Animator, que foi utilizado em conjunto com o Adobe After Effects para gerar a animação do personagem Homer Simpson simultaneamente ao improviso do dublador, sincronizando movimentos de corpo e de lábios.

Simprovised_2

“Inicialmente, quando estávamos fazendo Os Simpsons: O Filme, nós conversamos sobre o Dan aparecendo ao vivo como Homer em programas como o The Tonight Show”, revelou o produtor executivo Al Jean em entrevista. “Mas a tecnologia que existia na época parecia muito rudimentar e você não poderia obter uma amplitude de animação muito grande”, explicou. E a ideia foi engavetada, mas não abandonada.

Quase dez anos depois, um dos roteiristas escreveu um episódio sobre improvisação e foi a deixa para Jean desenterrar aquela vontade de 2007: “por que nós não tentamos ter o Homer ao vivo no final? Nós conferimos o aspecto técnico e tinha evoluído muito. Alguns caras da Fox Sports, trabalhando com a Adobe, vieram com um programa que eu achei muito convincente”. O resultado pode ser conferido em rede nacional no Domingo de noite, em duas exibições diferentes, para a Costa Leste e Oeste dos Estados Unidos.

A produção da série ficou tão satisfeita com o resultado que já planeja introduzir a improvisação com Homer e Castellaneta como um quadro fixo no final de cada episódio, comentando sobre assuntos da atualidade, seja do cenário político americano ou apenas os resultados dos esportes. “Nós não saberemos mesmo sobre o que irá acontecer até acontecer”, afirmou Jean.