Categorias

Tecnologia quer transformar em senha a forma como você anda

Senhas não são a forma mais segura de se proteger um dispositivo e por isso as empresas vem incorporando biometria nos aparelhos… mas, e se você pudesse desbloquear seu smartphone apenas caminhando?

Uma tecnologia desenvolvida na Austrália pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation pode tornar isso possível, interpretando o jeito único como o usuário anda como uma forma de autenticação.

O processo acontece dentro de um pequeno dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores, que também é capaz de coletar a energia cinética gerada ao caminhar. A partir das oscilações de energia é possível criar uma assinatura que é individual e pode ser associada a um indivíduo. A mesma energia armazenada pelo dispositivo também poderia ser utilizada para ajudar a carregar a bateria de um smartphone, resolvendo então dois problemas com uma única tecnologia.

Já existem estudos que permitem utilizar o acelerômetro de dispositivos móveis como um instrumento de reconhecimento de caminhada, mas a nova técnica descrita no artigo acadêmico (PDF) parece apresentar resultados muito superiores. De 20 cobaias testadas com o protótipo, em diferentes tipos de terreno, foi possível atingir 95% de acerto em termos de autenticação e um fornecimento de energia equivalente a 78% do consumo normal do aparelho.

“É mais seguro que senhas porque a forma como caminhamos é difícil de imitar”, explica Dali Kafaar, líder do grupo de pesquisa. “Uma vez que o dispositivo segue autenticando o usuário continuamente, ele coleta uma quantidade significativa de informação sobre seus movimentos, tornando difícil imitar ou hackear, ao contrário do que acontece ao se adivinhar senhas ou códigos PIN”, completa o cientista.