Categorias

Telegram lança plataforma de blogging anônima

O Telegram desde a sua criação se pautou em ser uma alternativa para quem busca privacidade máxima e agora acaba de lançar uma plataforma de blogging totalmente anônima.

Batizado de Telegraph, o serviço dispensa o uso de contas e identificadores e permite que qualquer um possa começar a escrever o que quiser e publicar instantaneamente.

Com uma interface extremamente minimalista, a página apresenta ao usuário somente um campo para título do texto, um nome para o autor e o texto propriamente dito, ao lado de um botão de Publicar. Mas o Telegraph esconde funcionalidades potentes que podem ser encontradas em outros serviços, como a possibilidade de inserir imagens e vídeos no conteúdo, além de opções de inserir tuítes e outros conteúdos diretamente e formatar o texto.

O grande diferencial do Telegraph é justamente a possibilidade de se adotar o pseudônimo que desejar e não ter suas publicações vinculadas a uma conta, garantindo o anonimato total do usuário. Em contrapartida, isso impede que o usuário edite o conteúdo depois de encerrada a sessão e esvaziados os cookies ou que seja possível manter uma coleção de textos publicados pelo mesmo autor, como acontece em plataformas de blogging mais convencionais.

Em um momento em que se questiona a disseminação de conteúdo falso ou distorcido nas redes sociais, além de discurso de ódio e outros materiais inadequados ou mesmo ilegais, resta saber como o Telegram pretende coibir o abuso na plataforma.