Cientistas da Universidade Iowa desenvolveram um robô capaz de manipular objetos minúsculos com precisão usando tentáculos.
Os nanotentáculos robóticos milimétricos foram capazes de segurar uma formiga sem machucar o inseto. A tecnologia pode ser utilizada em aplicações médicas no futuro.
Os tentáculos são feitos de tubos de silicone flexível com apenas oito milímetros de comprimento e 0.2 milímetros de espessura. Os tubos se movem bombeados por ar. A assimetria de suas paredes faz com que a pressão de ar curve o tubo em um movimento de espiral controlado.
De acordo com o artigo científico publicado, “tentáculos espiralados são amplamente utilizados na natureza para agarrar e apertar objetos (…) o movimento de espiral de múltiplos giros até agora só havia sido reproduzido em escala de centímetros.” Esta é a primeira vez que cientistas conseguem fazer o mesmo processo em milímetros.
Jaeyoun Kim, professor responsável pelo projeto, explica que “há microrobótica, onde se deseja tornar os robôs cada vez menores e há robótica suave, onde se deseja criar robôs que não sejam feitos de ferro e aço. Esse projeto é uma sobreposição dos dois campos. Eu quero ser um pioneiro nesse novo campo com microescala e robôs leves”.