Categorias

The Game Awards é palco para novo embaraço entre Hideo Kojima e Konami

Durante a premiação do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain no The Game Awards 2015 esta madrugada, aconteceu uma nova saia justa entre a desenvolvedora Konami e seu criador Hideo Kojima.

O jogo foi o vencedor na categoria Melhor Jogo de Ação e Aventura, mas Kojima, criador da série e diretor de todos os títulos da franquia, não subiu ao palco para receber o troféu.

O designer foi substituído pelo ator Kiefer Sutherland, o dublador do protagonista Snake no último jogo da série. Geoff Keighley, organizador do evento e apresentador da premiação, não hesitou em explicar que Hideo Kojima havia sido proibido por um advogado da Konami de comparecer à cerimônia e estaria assistindo ao The Game Awards pela Internet.

“Como vocês perceberam, Hideo Kojima não está aqui conosco esta noite e eu quero contar a vocês um pouco sobre isso”, revelou Keighley. “O senhor Kojima tinha todas as intenções de esta aqui conosco esta noite, mas infelizmente ele foi informado recentemente por um advogado representando a Konami que ele não teria permissão de viajar para a cerimônia de premiação hoje à noite para receber qualquer prêmio”.

A revelação provocou vaias na plateia. O apresentador não  tentou disfarçar a insatisfação: “Ele ainda está sob contrato de trabalho. E é decepcionante e inconcebível para mim que um artista como Hideo não tenha permissão de vir aqui e celebrar com seus pares e seus colegas de trabalho”. Nem a Konami, nem Hideo Kojima se manifestaram oficialmente sobre o incidente.

Todos os sinais indicam que o criador de jogos não trabalha mais com a Konami e teria até mesmo recebido uma festa de despedida dos funcionários da empresa. Seu nome foi removido da capa do jogo e seus futuros projetos foram cancelados dentro da desenvolvedora. Ainda assim, a Konami segue negando os rumores e sustenta que Kojima está “de férias” após a conclusão de seu jogo.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain também foi premiado na categoria Melhor Trilha Sonora. A atriz Stefanie Joosten, que interpreta a personagem Quiet no jogo, cantou a música tema na cerimônia e dedicou, emocionada, a canção para Hideo Kojima.