Categorias

Tim Cook é preso em nova fase da Operação Lava Jato

Atenção: essa é uma brincadeira de Primeiro de Abril.

O FBI invadiu a casa de Tim Cook na noite dessa quinta-feira para cumprir um mandado de extradição requisitado pela Polícia Federal brasileira.

O CEO da Apple é o mais novo suspeito de envolvimento na Operação Lava Jato que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil.

Documentos apreendidos no início da semana com o doleiro panamenho Heriberto Romeo Pinto comprovariam uma ligação entre o executivo americano e um esquema multimilionário montado na América Latina. Tim Cook vinha sendo alvo de investigações tanto do FBI quanto da Polícia Federal brasileira desde 2014, quando um cargueiro repleto de iPods falsificados foi confiscado entrando ilegalmente na costa do Mato Grosso.

A nova fase da Lava Jato foi batizada de “Maçã Podre” e pegou a Apple de surpresa. A empresa havia acabado de se livrar de um processo na Justiça relacionado ao bloqueio do iPhone do caso San Bernardino e agora terá que lidar com um novo escândalo envolvendo seu principal executivo. Até o momento, não houve um pronunciamento oficial, mas testemunhas afirmam que Cook teria reagido com tranquilidade ao mandado de extradição.

A localização do CEO da Apple nessa manhã é indeterminada, mas especula-se que ele deve chegar ao Aeroporto Internacional de Congonhas antes do meio-dia, de onde será conduzido para interrogatório na sede regional da Polícia Federal, antes de seguir para a detenção.