Categorias

Tim Cook quer grande campanha para extinguir as notícias falsas

O CEO da Apple, Tim Cook, se mostrou bastante preocupado com a epidemia de notícias falsas espalhadas na internet nos últimos meses e gostaria que houvesse uma grande campanha para extinguir os boatos.

O executivo deu uma entrevista para o jornal britânico The Daily Telegraph durante uma visita ao Reino Unido e afirmou que as notícias falsas estão “matando a mente das pessoas”.

Para Cook, é necessária uma mobilização que comece nas escolas e se estenda para todas as camadas da sociedade para orientar as pessoas sobre a melhor forma de identificar notícias falsas e os riscos oferecidos por sua disseminação. O CEO da Apple comparou essa campanha massiva com a iniciativa para promover os valores ambientais em décadas passadas, que conseguiu conscientizar uma parcela da população e reverteu o ritmo das ameaças ao meio ambiente.

“Isso tem que ser embutido nas escolas, isso tem que ser embutido no público”, afirmou Cook. “Tem que haver uma campanha maciça. Nós temos que pensar em termos de cada faixa demográfica. Nós precisamos da versão moderna das campanhas de anúncio de serviço público. Isso pode ser realizado rapidamente, se houver uma vontade”, conclamou o executivo.

Para essa mobilização, o executivo defende que ela não deve partir somente do governo, mas também das empresas de tecnologia: “todas nós, empresas de tecnologia, precisamos criar algumas ferramentas que ajudem a diminuir o volume de notícias falsas”. E criticou aqueles que se utilizam do artifício e do sensacionalismo: “nós estamos atravessando esse período do tempo bem agora onde infelizmente algumas das pessoas que estão vencendo são as pessoas que estão gastando seu tempo tentando obter mais cliques, não contar a verdade”.