Categorias

Transportar um Galaxy Note 7 em aviões nos Estados Unidos pode dar 10 anos de prisão

Devido aos riscos de explosão, a partir de agora é crime federal nos Estados Unidos transportar um Galaxy Note 7 a bordo de aeronaves.

Segundo a nova determinação, o smartphone problemático da Samsung não pode ser embarcado nem mesmo desligado ou embalado como carga.

A ordem Emergency Restriction/Prohibition Order No. FAA-2016- 9288 emitida na sexta-feira pela Federal Aviation Administration, que regula a segurança dos voos e aeroportos dentro do pais, ainda prevê pena de até 10 anos de prisão para os passageiros que forem flagrados em violação das regras. O Galaxy Note 7 não pode ser carregado “pessoalmente, em bagagem de mão, em bagagem embarcada ou como carga”.

A proibição da FAA substitui a recomendação publicada anteriormente pelo mesmo órgão. No início da crise com o smartphone da Samsung, era apenas sugerido que passageiros não transportassem o Galaxy Note 7 em aeronaves e que o aparelho deveria permanecer desligado. Agora, as empresas aéreas tem ordens específicas para barrar a entrada de usuários que desejem embarcar de posse do smartphone.

Para todos os fins, o dispositivo móvel está banido de voar e os infratores estarão sujeitos às penalidades civis, tendo que pagar uma multa de US$179,933. Dependendo do caso, os infratores podem ser processados e enquadrados em outra modalidade legal que garante multa pesada, até 10 anos de prisão ou ambos.

Segundo estimativas, ainda existe cerca de um milhão de Galaxy Note 7 em circulação nos Estados Unidos, de usuários que não atenderam ao recall da Samsung, mesmo após a empresa anunciar a total suspensão das vendas e da fabricação do aparelho.