Categorias

Trend Micro vai simular ataque do WannaCry para clientes

Nessa terça-feira (29), a empresa de segurança Trend Micro irá realizar uma uma demonstração ao vivo de como o malware Wannacry é executado para seus clientes, seguida de uma competição de vulnerabilidades.

A dinâmica de grupo irá começar às nove horas da manhã e acontecerá no The Capital, em São Paulo (R. Ten. Negrão, 200 – Itaim Bibi).

São esperadas sete equipes com 35 participantes ao todo e será a primeira vez que a Trend Micro realiza esse tipo de competição no Brasil. O objetivo é demonstrar as ferramentas e técnicas utilizadas pelos atacantes  e ensinar profissionais de TI a pensar como um hacker e antecipar defesas. Durante três horas, todos os participantes irão, ao mesmo tempo, atacar um mesmo alvo, pontuando à medida que obtém novas informações. Numa outra etapa do evento, todas as equipes irão se defender de ataques similares aos utilizados na etapa de ataque.

Segundo a Trend Micro, compreender a existência de falhas de segurança em sistemas é fundamental para desenvolver uma estratégia de defesa. Até Maio deste ano, 637 novas vulnerabilidades já haviam sido contabilizadas (esses números são apenas para vulnerabilidades exploráveis remotamente). “Obviamente uma organização não será afetada por todas estas vulnerabilidades, mas é razoável dizer que, ao menos uma vez por mês, as companhias terão que enfrentar uma decisão sobre alguma vulnerabilidade crítica”, avisa a Trend Micro.

“A aplicação de correções é um problema crítico que precisa da colaboração entre a equipe de TI e todos os demais setores de uma empresa para que seja eficaz. Ano após ano, a maioria dos ataques se aproveita de vulnerabilidades com correções. Isso significa que a maioria dos ataques cibernéticos atualmente são evitáveis”, informa.