Categorias

Trocas de Bitcoin são suspensas na Índia após advertência do governo

A maior plataforma de negociação de Bitcoin da Índia suspendeu as suas operações depois de receber uma advertência do Banco Central que destacava os riscos de moedas virtuais.

O encerramento do BuySellBitCo.in, que tinha cerca de 12 milhões de rúpias em transações de Bitcoin mensalmente, assustou um número de outras plataformas de negociação, incluindo a INRBTC, que decidiu também interromper seus serviços por tempo indeterminado.

Principais serviços de Bitcoin do país estão fora do ar
Principais serviços de Bitcoin do país estão fora do ar

“Após a circular do RBI [Reserve Bank of India, Banco Central da índia], estaremos suspendendo as operações de compra e venda até que possamos traçar um quadro mais claro com o qual trabalhar. Isso está sendo feito para proteger os interesses dos nossos clientes e de modo algum é um reflexo do verdadeiro potencial ou preço do Bitcoin”, diz um comunicado na página do BuySellBitCo.in.

A INRBTC por sua vez, disse que a única opção agora é suspender serviços até que novos acordos sejam feitos com o Banco: “Todas as operações que foram executadas até 26 de dezembro de 2013 serão processadas por completo. Todas as encomendas pendentes serão canceladas e os depósitos devolvidos”, disse o serviço.

O banco alertou o público sobre o possível uso de Bitcoin em lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, mas nenhuma proibição ou restrição oficial foi emitida.

A moeda vem gerando polêmica ao redor do mundo: Na semana passada, a China proibiu o uso de Bitcoin por instituições financeiras e provedores de pagamento de terceiros.