Categorias

TSE vai realizar testes públicos de segurança da Urna Eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral irá realizar testes públicos de segurança da Urna Eletrônica e de seus sistemas de votação no final de Novembro.

A iniciativa prevista prevista pela Resolução n° 23.444/2015 será a primeira oportunidade de colocar em prática o convênio assinado no final de Agosto entre o TSE e a Sociedade Brasileira de Computação.

O teste de segurança será realizado de 28 a 30 de novembro, das 9h às 18h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e estará aberto para observadores. De acordo com o comunicado oficial, “serão objeto de teste os sistemas eleitorais utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados”.

teste-de-seguranca

Ainda segundo o TSE, “na ocasião, os investigadores tentarão atacar a urna e seus componentes internos e externos, com o objetivo de descobrir e, dessa forma, corrigir vulnerabilidades do sistema com relação à possibilidade de violação de resultados e quebra do sigilo do voto”. A confiabilidade dos sistemas eleitorais vem sendo questionada nos últimos anos por especialistas do setor de segurança que cobram uma maior transparência de seus processos e a possibilidade de realização de testes como esses, em busca de brechas.

A Comissão Avaliadora será formada por dez profissionais de diversas áreas, com o objetivo de tornar a equipe heterogênea e independente para acompanhar o teste. Para compô-la, foram convidados acadêmicos da área de Tecnologia, especialistas da área de Física, Criptografia e Engenharia, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Congresso Nacional e da Polícia Federal, além de uma juíza federal que atua no TSE.