0 Compartilhamentos 411 Views

Tudo o que você precisa saber sobre o Dia do IPv6

IPv6: A hora chegou!
6/6/12 é o Dia Mundial do IPv6. Hoje, centenas de empresas e milhões de sites estão trocando seus endereços de rede e aderindo ao novo protocolo. Se tudo der certo, essa mudança será imperceptível, mas necessária, para todos os usuários de internet e rede local. Você sabe tudo sobre o IPv6?

O que é IPv6? IPv6 é o novo protocolo de endereçamento de rede que irá substituir o atual modelo IPv4. Toda máquina conectada a uma rede recebe uma combinação de números que a identifica. O sistema funciona de forma similar a uma linha telefônica.

Por que mudar? O sistema antigo comportava “apenas” 4.3 bilhões de endereços possíveis. Pode parecer um número gigantesco, mas a verdade é que eles estão se esgotando rapidamente. Os últimos lotes já foram separados por continente e em alguns deles não há mais opções.

O IPv6 também pode acabar? Em teoria, sim. O novo protocolo suporta até 340 trilhões de trilhões de trilhões de endereços, um número finito. Mas, considerando-se o tempo necessário para esgotar os 4 bilhões do modelo antigo, o IPv6 deve durar por muitas décadas.

Só existem 6 bilhões de pessoas no mundo, para que tanto IP? Mais e mais dispositivos estão se conectando em rede nos dias atuais e a tendência é aumentar. No futuro, especula-se que eletrodomésticos como geladeiras, televisores, termostatos, sistemas de iluminação e outros irão se juntar à imensa massa de smartphones, tablets, PCs, celulares e chips de identificação. Todos eles precisarão de um endereço IP.

O que eu devo fazer? A internet vai mudar? A menos que você seja um administrador de redes, você não deve se preocupar. Toda esta mudança irá ocorrer nos bastidores. Empresas como Google, Yahoo, Microsoft, Facebook e provedores de acesso de mais de 100 países estão efetuando as alterações neste momento.

O que significa o Dia Mundial do IPv6? O dia 6/6/12 foi escolhido no ano passado como uma data simbólica para que as empresas envolvidas conseguissem implantar o protocolo com segurança e, ao mesmo tempo, divulgar a necessidade da mudança.

.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
83 visualizações
Artigos
83 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
195 visualizações
Artigos
195 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
334 visualizações
Artigos
334 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
389 visualizações
389 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
704 visualizações
704 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021