Categorias

Tudo o que você precisa saber sobre o Dia do IPv6

IPv6: A hora chegou!
6/6/12 é o Dia Mundial do IPv6. Hoje, centenas de empresas e milhões de sites estão trocando seus endereços de rede e aderindo ao novo protocolo. Se tudo der certo, essa mudança será imperceptível, mas necessária, para todos os usuários de internet e rede local. Você sabe tudo sobre o IPv6?

O que é IPv6? IPv6 é o novo protocolo de endereçamento de rede que irá substituir o atual modelo IPv4. Toda máquina conectada a uma rede recebe uma combinação de números que a identifica. O sistema funciona de forma similar a uma linha telefônica.

Por que mudar? O sistema antigo comportava “apenas” 4.3 bilhões de endereços possíveis. Pode parecer um número gigantesco, mas a verdade é que eles estão se esgotando rapidamente. Os últimos lotes já foram separados por continente e em alguns deles não há mais opções.

O IPv6 também pode acabar? Em teoria, sim. O novo protocolo suporta até 340 trilhões de trilhões de trilhões de endereços, um número finito. Mas, considerando-se o tempo necessário para esgotar os 4 bilhões do modelo antigo, o IPv6 deve durar por muitas décadas.

Só existem 6 bilhões de pessoas no mundo, para que tanto IP? Mais e mais dispositivos estão se conectando em rede nos dias atuais e a tendência é aumentar. No futuro, especula-se que eletrodomésticos como geladeiras, televisores, termostatos, sistemas de iluminação e outros irão se juntar à imensa massa de smartphones, tablets, PCs, celulares e chips de identificação. Todos eles precisarão de um endereço IP.

O que eu devo fazer? A internet vai mudar? A menos que você seja um administrador de redes, você não deve se preocupar. Toda esta mudança irá ocorrer nos bastidores. Empresas como Google, Yahoo, Microsoft, Facebook e provedores de acesso de mais de 100 países estão efetuando as alterações neste momento.

O que significa o Dia Mundial do IPv6? O dia 6/6/12 foi escolhido no ano passado como uma data simbólica para que as empresas envolvidas conseguissem implantar o protocolo com segurança e, ao mesmo tempo, divulgar a necessidade da mudança.

.