Categorias

Tuítes de Barack Obama serão apagados do Twitter oficial da presidência

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, após dois mandatos consecutivos, conseguiu viver a época das redes sociais, com Twitter, Facebook e até Snapchat. Mas o que acontecerá com suas contas depois da sua saída da Casa Branca?

Segundo um comunicado, os tuítes de Obama serão todos apagados da conta oficial da presidência para que o próximo presidente dos Estados Unidos possa iniciar do zero as postagens na rede social.

Mas isso não significa que os 317 tuítes de Barack Obama serão esquecidos pelo tempo e substituídos por novas mensagens de Hillary Clinton ou Donald Trump (usuário quase compulsivo do Twitter). Os tuítes publicados pelo atual presidente dos Estados Unidos serão salvos e armazenados pelo National Archives and Records Administration, que cuida dos registros públicos no país, e também ficarão disponíveis online na conta @Potus44, destinada especificamente ao 44º indivíduo a ocupar a Casa Branca.

A administração também confirmou que destino semelhante será adotado para as contas de Instagram, Facebook, Tumblr, Snapchat e YouTube criadas oficialmente para o Presidente dos Estados Unidos, um procedimento que deverá ser repetido a cada troca de ocupante. Endereços, nome de usuário e seguidores permanecerão inalterados, mas customizações e mensagens serão resetados. As mudanças entrarão em vigor a partir de 20 de Janeiro de 2017, quando Barack Obama passará o cargo (e todas as contas sociais) para seu sucessor.