Categorias

Turquia pode banir Minecraft por ser “violento demais”

O Ministério de Políticas Sociais e da Família da Turquia está estudando a possibilidade de banir o jogo Minecraft em todo o país. O motivo? A violência presente no jogo.

A polêmica começou quando a Ministra Aysenur Islam recebeu uma denúncia de um jornalista que alega que a criação da Mojang promove a violência e incentiva o assassinato de personagens, incluindo mulheres, premiando os jogadores com pontos por cada morte realizada no mundo do jogo. Foi instaurada uma investigação para avaliar a possibilidade de banir a venda do título a nível nacional.

Kaan Gezer, um outro jornalista turco, mas de uma publicação especializada em jogos, demonstrou perplexidade com a investigação: “Eu nunca vi uma criança pegando uma espada e atacando pessoas por causa do Minecraft”. E completa, lamentando a situação em seu país: “histórias como essa fazem com que a indústria dos jogos eletrônicos na Turquia fique estagnada ou mesmo se deteriore”.

Enquanto na Turquia o jogo pode ser banido dos lares, o parecer da Pan European Game Information (PEGI), grupo da União Europeia responsável pela classificação etária dos jogos eletrônicos, indica o jogo para maiores de 7 anos de idade. De acordo com o PEGI, Minecraft traz “violência não-realista contra personagens que parecem humanos mas não são detalhados”. No Brasil, o Ministério da Justiça classificou Minecraft como “Livre” em 2012.

Vale ressaltar que o jogo é utilizado em diversos projetos educativos oficiais em escolas por todo o mundo e já vendeu mais de 100 milhões de unidades desde sua criação. Tampouco o jogo oferece qualquer tipo de pontuação por matar os raros personagens humanos presentes em seu universo e nenhum deles pode ser definido como “mulheres”.