Categorias

TV analógica será desativada nas grandes cidades em 2015

Ministro explicou alterações no cronograma

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou hoje que o governo antecipará para 2015 o desligamento do sinal analógico de TV nas grandes cidades, e vai prorrogar para até 2018 o desligamento nos municípios do interior.

O cronograma anterior previa que a substituição completa da TV analógica pela digital seria concluída em 2016. Segundo o ministro, a presidente Dilma Rousseff já liberou a mudança, e um decreto será publicado nos próximos dias para oficializar a alteração no calendário.

O ministro explicou que a alteração nas datas é para priorizar a liberação do espectro de 700 MHz nas grandes cidades, que vai ser licitado para a tecnologia 4G no ano que vem. A medida também visa reduzir o risco de problemas na digitalização do sinal.

– Se fizer tudo em uma data só é mais difícil de administrar, a demanda por aparelhos será muito grande, aumenta o risco de termos problemas – afirmou Bernardo.

O ministro acredita que a grande procura por aparelhos poderia encarecer os produtos, e ele afirmou que conversou com a presidente sobre a possibilidade de o governo fornecer subsídios para a compre de conversores para a TV digital.

– Ela em princípio concorda, mas quer que conversemos para definir, se tiver impacto fiscal, que mecanismos seriam utilizados – afirmou o ministro.

Ele também anunciou que a presidente aprovou a migração das emissoras AM para a faixa FM. A mudança tem o objetivo de melhorar a qualidade das rádios AM no país.

– Sabemos que é um problema que precisa ser resolvido principalmente porque as rádios enfrentam muitos obstáculos que dificultam a divulgação do sinal – afirmou Paulo Bernardo.

A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e das associações estaduais de radiodifusão, que acreditam que a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de TV é o caminho mais adequado para o rádio AM nacional.