O Twitter adquiriu uma startup de visão computacional chamada Madbits, que foi fundada por Clément Farabet e Louis-Alexandre Etezad-Heydari, dois ex-alunos do diretor do Laboratório de inteligência artificial do Facebook, Yann LeCun.
O aviso no site da Madbits, datado dessa segunda-feira (28), não detalha muito as tecnologias da empresa, mas inclui esta breve explicação sobre o que estava fazendo e por que decidiu aceitar a oferta do Twitter:
Ao longo deste último ano, nós construímos a tecnologia de inteligência visual que compreende automaticamente, organiza e extrai informações relevantes de mídias. Compreender o conteúdo de uma imagem, se há ou não tags associadas à ela, é um desafio complexo. Nós desenvolvemos a nossa tecnologia baseada na aprendizagem profunda, uma abordagem para o aprendizado automático de análise estatística, que envolve a combinação de projeções simples para formar poderosos modelos hierárquicos de um sinal.
Nós testamos e criamos protótipos de cerca de dez aplicações diferentes, e como já nos preparávamos para lançar publicamente, decidimos trazer a tecnologia para o Twitter, uma empresa que partilha as nossas ambições e visão e nos ajudará a dimensionar essa tecnologia.
Não é muito surpreendente que o Twitter iria querer adquirir a Madbits, especialmente se a empresa pretende lançar funções como pesquisa por fotos, bem como melhorar seus rankings de busca ou talvez até mesmo analisar imagens para saber sobre o que as pessoas estão twittando.
Yahoo, Dropbox e Pinterest também têm feito aquisições na área, provavelmente para recolher os mesmos tipos de dados.
Aprendizagem profunda é uma forma de inteligência artificial que existe há décadas, mas fez grandes avanços nos últimos anos no que diz respeito à precisão em áreas como visão computacional, análise de texto e reconhecimento de voz.