Categorias

Twitter amplia mais uma vez o espaço para mensagens

Em Maio, fontes próximas ao Twitter prometeram mudanças que iriam permitir escrever mensagens com mais de 140 caracteres: nomes de usuários, links e imagens anexadas não seriam mais contabilizados no limite.

A alteração para imagens chegou meses depois, mas a liberdade para adicionar nomes de usuários continuou na promessa. Até agora.

Já está em fase de testes com um número limitado de usuários comuns do aplicativo para iOS uma nova forma de interação de resposta. Segundo a página oficial de Ajuda, “nomes de usuário das pessoas não serão mais incluídos automaticamente no texto do Tweet (como na imagem acima) e não participarão mais da contagem de 140 caracteres do Tweet”. Embora a página tenha sido atualizada pela última vez em 19 de Setembro, somente agora o recurso foi avistado fora dos laboratórios de teste da empresa.

twitter-reply-screenshots

Os nomes dos usuários mencionados em uma resposta sequer aparecem no corpo da mensagem, preservando a brevidade das comunicações. Ao invés disso, os usuários são citados em um pequeno texto cinza no topo, abaixo do autor da mensagem. Se o número de participantes mencionados for maior que um, os demais ficam ocultos dentro de um link chamado de “outros”.

Essas mudanças abrem espaço para mensagens e evitam o efeito cascata de discussões muito longas que passam a envolver cada vez mais usuários e onde o volume de participantes acabava limitando drasticamente os caracteres disponíveis para o texto propriamente dito.

Ainda não há uma data oficial para que o novo modelo seja implementado para todos os usuários e tampouco há uma resposta sobre como o Twitter pretende evitar o abuso, como em mensagens de spam ou bullying. Mas, tão logo a funcionalidade entre em operação, restará apenas a promessa de remover links também da contagem de caracteres, para que a rede social se torne mais amigável para novos e antigos usuários.