Em agosto, o Twitter lançou um programa de beta-testers para o aplicativo do Android, que permitia que os usuários experimentassem o aplicativo antes do lançamento oficial e testar os novos recursos. Agora, a rede social dá mais um passo nesse sentido, e lança um programa de alpha-testers para o Android.
As versões alpha do aplicativo do Twitter “vão incluir as primeiras versões de experimentos de interação”, conforme afirma o Twitter em um post no grupo Twitter for Android Alpha Program, no Google Groups, onde a empresa compartilha anúncios sobre seus produtos. O programa também vai dar aos usuários a oportunidade de fornecer feedback direto e colaborar diretamente com a empresa através do fórum.
Isso permite um envolvimento muito maior do que o permitido pelo programa beta, uma vez que os usuários recebem uma nova versão do aplicativo mas não interagem de fato com a empresa, e apenas reportam bugs. Entretanto, os alpha testers poderão influenciar de fato nas direções que o Twitter vai tomar.
O programa conta com uma quantidade limitada de vagas, e os usuários serão aceitos no bom e velho esquema de “primeiro a chegar, primeiro a ser atendido”. Os selecionados receberão uma confirmação por email nos próximos dias, para informar se estão aptos a participar do programa. Vale lembrar que esse tipo de programa não é voltado para os usuários que precisam do Twitter funcionando perfeitamente o tempo todo, já que o app está sujeito a instabilidades e muito mais bugs que no Twitter beta ou nos lançamentos oficiais.
O Twitter não é a única empresa a criar grupos no Google e arranjar usuários para testar os aplicativos do Android. Outras empresas como Snapchat e Facebook também tem realizado testes nos meses recentes. A rede social vem fazendo muitos experimentos com a interface mobile, incluindo um bom número de recursos e realizando mudanças, como por exemplo a inclusão de uma linha conectando conversas, botões de interação, visualização de imagens, e outros recursos.