Categorias

Twitter apresenta estagnação de número de usuários

E vem mais mudanças no Twitter pela frente. A rede social não apresentou um crescimento no número de usuários no último trimestre e seu CEO, Jack Dorsey prometeu modificar mais elementos para ampliar a retenção de novos assinantes.

A empresa apresentou seu relatório fiscal de 2015 no final da tarde de quarta-feira e revelou resultados financeiros positivos, mas a estagnação dos usuários continuam preocupando os investidores.

O Twitter reportou um ganho de 710 milhões de dólares no último trimestre do ano passado, demonstrando um impressionante crescimento de 90% em relação ao mesmo período em 2014. A cifra coincide com a marca de 130 mil anunciantes obtidos, um crescimento de exatos 90%. A rede social também alcançou uma queda de 27% em seus gastos, mostrando que aprendeu a equilibrar as contas.

Embora os valores conquistados devessem tranquilizar os acionistas, a base de usuários, que são o combustível que move qualquer rede social, apresentou números bem menos otimistas. No último trimestre de 2015, o Twitter registrou 320 milhões de assinantes ativos, a mesma quantidade que possuía no trimestre anterior.

Para piorar o quadro de estagnação, se descontados os usuários que utilizam a versão SMS do serviço, os números são ainda piores: o Twitter apresentou em três meses uma queda de assinantes de 307 milhões para 305 milhões. É o primeiro resultado negativo na história do Twitter desde 2010.

Jack Dorsey tentou tranquilizar os investidores em uma carta que acompanhava o relatório fiscal, sustentando que “vamos consertar as janelas quebradas e as partes confusas, como a sintaxe @nome e as regras de @reply, que nós sabemos que inibem o uso e afastam as pessoas”.