Nessa quarta-feira (20), o Twitter anunciou que começará sua operação comercial no Brasil. O anúncio foi feito em um evento que teve a participação de três executivos da rede social: o diretor de marketing de produtos, Guy Yalif, Joel Lunenfeld, vice-presidente de estratégias e John Ploumitsakos, diretor de vendas.
De acordo com os executivos, o objetivo da ação é criar laços com agências brasileiras: para isso o Twitter irá contactar as 40 agências principais, que atualmente concentram os 200 maiores anunciantes do país. A rede social pretende desenvolver parcerias com empresas de mídias, fabricantes de dispositivos e outras que sejam voltadas para o segmento mobile.
Guy Yalif falou sobre o potencial comercial da rede social citando a novela Avenida Brasil e como, no último capítulo, a hashtag “#oioioi” chegou aos trending topics mundias. Segundo ele, as marcas já enxergam essa vantagem no Brasil.
O Twitter venderá três formatos diferentes de modelos de publicidade: empresas poderão comprar rankeamento nos TTs, tweets patrocinados poderão ser inseridos na dashboard do usuários e perfis de empresas poderão ser sugeridos para serem seguidos. Além disso, a rede social ainda trabalhará na definição do público-alvo das agências através de sete critérios: assuntos, pessoas, localização, buscas, gênero e usuários similares.
Ainda de acordo com os executivos, quase 70% dos usuários da rede social procuram descontos e promoções seguindo perfis de marcas. A primeira parceira do Twitter no Brasil será a Coca-Cola.