Categorias

Twitter divulga sua lista dos temas e pessoas mais comentados do ano

O Twitter divulgou nessa segunda-feira sua retrospectiva 2015, com os principais acontecimentos que viraram Assuntos do Momento na rede social, personalidades que se destacaram e mensagens mais retuitadas.

As listagens foram organizadas com base nos tuítes publicados entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2015 e separadas por categoria.

Momentos trágicos como o massacre de cartunistas do Charlie Hebdo, os atentados de Paris ou os excessos praticados pela polícia americana contra a população negra, foram destaques do ano no Twitter. O drama dos refugiados da Síria também não foi esquecido. Mas a celebração da vitória do amor na Suprema Corte dos Estados Unidos e até mesmo um certo vestido de cor duvidosa dão um tom de esperança e de descontração à retrospectiva.

prayforparis

Uma vez que a retrospectiva do Twitter não é dividida em regiões, não é possível saber quais foram os principais interesses dos brasileiros que participam da rede social, mas roqueira baiana Pitty aparece em uma das listagens globais. Com a hashtag #PITTY, a cantora está em quarto lugar na categoria Astros.

Mas o rock, assim como qualquer outro tema, perde feio para o pop da banda britânica One Direction. Um fenômeno mundial entre o público adolescente, seus integrantes conseguiram a façanha de garantir quatro das cinco mensagens mais retuitadas do ano, assim como o topo da categoria Música.

one-direction

A quarta mensagem mais repassada pelos usuários e que quebrou a hegemonia do One Direction pertence a Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, em sua postagem de apoio à legalização do casamento de homossexuais no país.

Em sua retrospectiva do ano, o Twitter também destacou as personalidades que criaram perfil na rede social e começaram a postar em 2015: Antônio Banderas, Diana Ross, Chris Hemsworth, Jeff Bezos, o Presidente dos Estados Unidos, Edward Snowden e outros.