Categorias

Twitter do Planalto divulga arquivo com senhas de diversas redes sociais do governo

Parece piada, mas aconteceu: alguém publicou por acidente o link para um arquivo com senhas de diversas redes sociais do governo brasileiro.

A postagem foi realizada através da conta oficial de Twitter do Portal Brasil nessa terça-feira, mas foi posteriormente apagada.

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, aconteceu uma falha humana da equipe de Contas Digitais e não existe a possibilidade da desastrada publicação ter sido o trabalho de hackers que possam ter invadido a conta original ou as redes do governo. Ainda de acordo com o comunicado, todas as senhas que faziam parte do documento já foram trocadas, não há registros de acesso indevido nas redes sociais e o caso está sendo apurado internamente.

A postagem publicada no Twitter estava relacionada a uma matéria real, mas o link, possivelmente copiado e colado, conduzia na verdade a um arquivo localizado no Google Drive. O documento aberto para o público continha as senhas de todas as contas oficiais do governo federal, incluindo Facebook, Twitter e Instagram, tanto do Portal Brasil quanto do Palácio do Planalto.