Categorias

Twitter dobra o número de caracteres para postagens

Desta vez não tem truque ou improviso: pela primeira vez na sua história, o Twitter está finalmente ampliando o limite do número de caracteres disponíveis para postagens.

Uma fração dos usuários da rede social já está com o recurso liberado e está testando um limite de 280 caracteres, o dobro do que havia anteriormente desde a criação da plataforma.

De acordo com o comunicado oficial no blog do Twitter, a quebra do paradigma foi motivada pelas diferenças de linguagens entre seus usuários. Para aqueles que escrevem em línguas orientais, como o Chinês e o Japonês, é mais fácil introduzir mensagens em caracteres que carregam muito significado, enquanto outras línguas, como o Inglês e o Português, os usuários acabavam gastando mais caracteres para transmitir o mesmo sentido.

“Nós queremos que cada pessoa no mundo expresse-se facilmente no Twitter”, explica a Gerente de Produto Aliza Rosen. “Dessa forma, nós estamos fazendo algo novo: nós iremos tentar um limite mais longo, 280 caracteres, em linguagens impactadas pela condensação (que são todas, exceto Japonês, Chinês e Coreano)”. Estatisticamente, segundo Rosen, “o limite de caracteres é a maior causa de frustração para pessoas tuitando em Inglês, mas não para aqueles tuitando em Japonês”.

O Twitter nos últimos anos vem tentando ampliar o número de usuários, simplificando alguns recursos e acrescentando novas funcionalidades. Desde que iniciou esse processo, o limite fixo de 140 caracteres havia permanecido inalterado na teoria, mas na prática o usuário acabou ganhando mais espaço para suas postagens, a partir do momento que a plataforma removeu arquivos de mídia, respostas e até menções do antigo limite de 140 caracteres.

Por enquanto, não há um cronograma para a implantação do novo limite de 280 caracteres ou mesmo uma confirmação de que ele será estendido para todos os usuários no futuro.

O próprio Twitter teme que haja uma rejeição inicial por parte dos usuários mais antigos: “nós compreendemos que, uma vez que muitos de vocês estão tuitando por anos, haja um apego emocional aos 140 caracteres – nós sentimos isso também”. Mas Rosen e sua equipe acreditam que o novo limite tem tudo para cativar a todos na rede social.