Categorias

Twitter enfrenta processo por discriminação de gênero

No início da última semana, uma ex-funcionária do Facebook decidiu processar a empresa por discriminação sexual e assédio. Agora parece que o Twitter também vai enfrentar uma ação legal por discriminação de gênero.

Uma ex-engenheira de software do Twitter entrou com uma ação judicial coletiva nesta semana alegando que o processo de promoção da empresa favorece ilegalmente homens.

Em um processo apresentado no final da última semana em um tribunal estadual da Califórnia, onde o Twitter tem sua base, a engenheira Tina Huang diz que a empresa não tem procedimentos formais para a publicação de vagas de emprego ou concessão de promoções e que poucas mulheres conseguem posições elevadas.

o-TWITTER-facebook

Segundo Huang, há oito títulos de trabalho distintos chamados de “escada” e não há critérios ou um processo de publicação das vagas: A ação alega que o Twitter conta com um estilo de promoção no qual os funcionários são notificados das posições em aberto por meio de um processo “boca a boca”.

“Huang renunciou voluntariamente do Twitter depois de nossa liderança tentar convencê-la a ficar”, disse um porta-voz da empresa ao site Mashable. “O Twitter está profundamente comprometido com um ambiente de trabalho diversificado e de apoio, e acreditamos que os fatos mostrarão que a Senhorita Huang foi tratada de forma justa”, garantiu.

A engenheira está em busca de uma ação coletiva, convidando “todas as funcionárias atuais e antigas do Twitter que foram negadas promoções” para se juntarem a ela.