Nós nem terminamos a primeira semana do ano e os ataques cibernéticos já fizeram sua aparição: Na manhã dessa quarta-feira (01), uma pessoa violou a segurança do Skype e invadiu sua conta no Twitter, página no Facebook e seu blog. O grupo que reivindica a responsabilidade é o Exército Eletrônico da Síria (SEA, sigla em inglês). Sua mensagem para o serviço? Pare de espionar os usuários.
Poucas horas depois do ataque, o Skype recuperou o controle e apagou as mensagens das redes sociais, enquanto o blog estava sendo redirecionado automaticamente para a página inicial do Skype.
Um porta-voz do Skype respondeu ao site TNW com um comunicado, afirmando: “Nós recentemente soubemos de um ataque cibernético que levou ao acesso das redes sociais do Skype, mas as credenciais foram rapidamente alteradas. Nenhuma informação de usuário foi comprometida”.
A equipe Skype também foi ao Twitter para reconhecer o hack e tranquilizar os usuários:
You may have noticed our social media properties were targeted today. No user info was compromised. We’re sorry for the inconvenience.
— Skype (@Skype) January 2, 2014
Os eventos dessa quarta-feira parecem estar ligados a programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) descobertos por Edward Snowden. Muitas empresas de tecnologia, incluindo a empresa-mãe do Skype, Microsoft, tomaram medidas para mostrar que não cooperam com o governo.
O grupo hacker sírio não é nenhum estranho: O grupo apoia o presidente sírio Bashar Al-Assad e tem focado em sites de notícias, computadores e diversas outras empresas. Em 2013, o SEA assumiu a responsabilidade por invadir o New York Times, Financial Times e a conta do Twitter da BBC Weather.