Categorias

Twitter ganha versão mais leve para web

O Twitter lançou na semana passada uma “versão” mais leve de sua plataforma para mercados emergentes e usuários com planos de dados limitados.

Batizado de Twitter Lite, o serviço funciona diretamente na web, sem a necessidade de se instalar aplicativos ou mesmo possuir uma conta em lojas virtuais e consome menos banda que o Twitter convencional.

Para utilizar o recurso, tudo o que o usuário precisa fazer é acessar o endereço https://mobile.twitter.com/ a partir de um dispositivo móvel, se autenticar na rede social e passar a usufruir de uma experiência de Twitter até 30% mais rápida, segundo a empresa. Ativando a opção Data Saver, a navegação passa a economizar o máximo possível de consumo de dados do usuário, carregando apenas uma prévia desfocada das imagens, por exemplo, e impedindo a carga automática de vídeos.

De acordo com Patrick Traughber, Gerente de Produto do Twitter, as novas funções do Twitter Lite “podem reduzir seu uso de dados em 70%, tornando mais econômico para você utilizar o Twitter em áreas onde dados móveis são caros”. E completa: “Twitter Lite é uma grande forma para muitas pessoas em mercados emergentes ao longo da Ásia na região do Pacífico, América Latina e África de experimentar o Twitter pela primeira vez em seus dispositivos móveis”.

Uma vez que essa versão não exige a instalação de nenhum aplicativo, nada impede que qualquer usuário, mesmo aqueles que utilizam desktop, possam acessar o endereço e usufruir das vantagens oferecidas. Usando particularidades do próprio navegador móvel do dispositivo, é possível entregar Notificações e navegar offline, sem pesar no consumo ou no processamento.

Além disso, a empresa garante que “os usuários que já possuírem o aplicativo do Twitter instalado no smartphone ou tablet também poderão notar melhorias de funções que abrem dentro do aplicativo – isto fará com que a navegação entre a versão web e o aplicativo seja mais integrada”.