Categorias

Twitter já está alterando a ordem dos tuítes na linha do tempo

Depois de rumores, uma onda de pânico entre os usuários e um desmentido do próprio CEO Jack Dorsey, o Twitter está oficialmente alterando a ordem em que os tuítes aparecem na linha do tempo a partir desta semana.

A informação foi confirmada em uma postagem no blog da rede social: tuítes que sejam considerados mais relevantes por um algoritmo interno serão exibidos primeiro, antes da linha do tempo cronológica.

Os informes de que a mudança começaria a ser aplicada essa semana repercutiram negativamente no final de semana e a hashtag #RIPTwitter chegou a ser o tópico mais comentado na rede social em diversos países. Muitos usuários acreditam que a alteração da ordem dos tuítes na linha do tempo possa significar o fim da rede social como a conhecem, privilegiando mensagens populares e prejudicando a visualização de membros com poucos seguidores.

No mesmo Sábado, Jack Dorsey, CEO do Twitter, publicou uma série postagens em que enfatizava: “nós nunca planejamos reordenar a linha do tempo na próxima semana” e “eu *amo* em tempo real. Nós amamos o fluxo ao vivo. Somos nós“. Talvez em resposta aos seus esclarecimentos, a hashtag #RIPTwitter desapareceu imediatamente dos tópicos mais comentados, mas alguns usuários apontam que na verdade o termo foi filtrado pelo próprio Twitter para não aparecer na lista.

Então, nesta quarta-feira, o Twitter finalmente revelou que está mesmo alterando a ordem dos tuítes e a mudança está começando essa semana. A funcionalidade será uma versão mais agressiva do “Enquanto você estava ausente”, que já exibe em um quadro separado os tuítes considerados mais importantes no topo da linha do tempo.

A mudança será global e afetará usuários em todas as plataformas e deverá estar totalmente disponibilizada em algumas semanas. A novidade, entretanto, será opcional e poderá ser desativada nas Configurações da conta.