Categorias

Twitter lança primeiro relatório de diversidade entre funcionários

O Twitter está se juntando ao crescente grupo de grandes empresas de tecnologia que estão publicando dados sobre a diversidade dentro de sua força de trabalho.

Hoje, a rede social lançou um relatório de gênero e etnia entre seus empregados e, sem surpresa, eles são predominantemente brancos e homens. No geral, 70% das posições são ocupadas por homens; 59% dos funcionários são brancos, com a maior parte da porcentagem restante sendo constituida por asiáticos (29%). “Como outras empresas”, um porta-voz da companhia diz, “nós temos muito trabalho a fazer”.

Os números revelados pelo Twitter são bastante semelhantes aos que vimos do Google e Yahoo. Mais uma vez, funcionários negros e hispânicos são apenas uma pequena percentagem da força de trabalho total, com 2 e 3%, respectivamente. E, em cargos de liderança, funcionários brancos representam um volume ainda maior: 72%.

twitter-diversidade-graficos

O diferencial de gênero é grande na liderança também, com as mulheres tendo apenas 21% dessas posições. E a diferença entre sexos é ainda mais impressionante quando se trata da divisão de empregos relacionados com tecnologia, no qual mulheres representam apenas 10%.

O Vale do Silício vem cada vez mais tentando corrigir estes desequilíbrios, com o Google se tornando a primeira gigante a lançar suas estatísticas de diversidade em maio.

twitter.diversidade.graficos2

Além de lutar por uma força de trabalho que pode ser “orgulhosa” de se mostrar, o Twitter diz que promove a diversidade faz sentido nos negócios também: “Pesquisas mostram que equipes mais diversas tomam melhores decisões, e as empresas com mulheres em cargos de liderança produzem melhores resultados financeiros”, disse Janet Van Huysse, do Twitter.

“Estamos conscientes de que o Twitter é parte de uma indústria que está marcada por desequilíbrios dramáticos na diversidade”, escreve ela, “e nós não somos exceção”.