O Twitter pegou os brasileiros de surpresa nesse feriado com uma repaginada completa de visual e o resultado, como era de se esperar, não agradou todo mundo.
Mas a mudança foi global e não tem volta: é uma nova tentativa da rede social de atrair mais usuários, com uma interface mais limpa e unificada em todas as suas plataformas.
Com o redesign, vários ícones foram alterados, seja na versão web ou nas versões para aplicativos, para iOS ou Android. A maior diferença ficou por conta do ícone de Reply, que antes remetia ao sinal de “Responder” tão comum em programas e serviços de email, mas foi alterado para um balão de diálogo, refletindo a ênfase na conversação e as mudanças que o Twitter fez recentemente para melhor agrupar as interações a uma mensagem, gerando uma espécie de bate-papo.
Outra alteração bastante perceptível é a adoção de bordas arredondadas em quase todos os momentos, em caixas de diálogo, em cantos e até mesmo nos avatares de seus usuários. Quem possuía um avatar cuja imagem era inerentemente quadrada vai ter que se acostumar…
Embora, de uma forma geral, o novo layout do Twitter tenha melhorado a interface, com ícones mais perceptíveis e proporcionado uma melhor experiência de usuário, as reclamações tomaram conta da rede social nesse feriado. Há quem tenha odiado os novos ícones, há aqueles que voltaram a lembrar que o Twitter ainda não tem uma opção de editar mensagem após o envio.