O Twitter passou por problemas na manhã desta Terça-feira (19), os quais afetaram uma grande parte de seus mais de 300 milhões de usuários no mundo todo. Os problemas vão desde lentidões até a interrupção total do serviço. Os problemas foram inclusive confirmados através da conta da empresa:
Some users are currently experiencing problems accessing Twitter. We are aware of the issue and are working towards a resolution.
— Twitter Support (@TwitterSupport) January 19, 2016
As falhas atingiram o site da rede social e também aplicativos para smartphones e tablets, além da API que diversos outros serviços e aplicativos utilizam para se comunicar com o serviço de microblogging; usuários de aplicativos e clientes desenvolvidos por terceiros também enfrentaram problemas (Hootsuite, Tweetdeck, etc).
Dentre os erros visualizados pelos usuários, havia inclusive um mencionando que o serviço estava operando “acima de sua capacidade”. Apesar de aparentemente tudo ter voltado ao normal, a página de status do Twitter ainda informa que alguns usuários continuam experimentando problemas, afirmando também que a empresa está ciente e trabalhando para resolvê-los.
Além disso, a equipe de desenvolvimento mencionou que algumas das APIs estão passando por problemas (o serviço chegou a ser interrompido). A origem das falhas ainda não foi divulgada pelo Twitter, e muita gente se lembrou do início da rede social, de suas falhas constantes e do termo “Fail Whale” (falha da baleia).