Categorias

Twitter realiza conferência para desenvolvedores e revela novidades

O Twitter organizou ontem sua primeira conferência para desenvolvedores em quatro anos. Batizada de Flight, o evento realizado em San Francisco serviu para a rede social anunciar uma nova série de ferramentas e seus planos para o futuro.

Entre as novidades apresentadas, o maior destaque foi para o Digits. O novo serviço permite que usuários se autentiquem em sistemas como o Twitter sem a necessidade de senhas, usando apenas o número do celular e o código temporário enviado por SMS.

O processo de autenticação, similar ao utilizado atualmente em aplicativos como o WhatsApp e o Yo, pretende ser uma alternativa segura para desenvolvedores que desejam atrair usuários para seus serviços com uma proposta que não utiliza senhas de qualquer tipo. Segundo Michael Ducker, gerente de produtos do Twitter, “senhas são um saco. E nós estamos finalmente nos livrando da senha, para a grande maioria dos casos”.

digits

Além do Digits, o Twitter também exibiu novidades em sua plataforma de publicação de anúncios, o MoPub, assim como o Crashlytics, um serviço que permite que desenvolvedores façam testes em seus programas e análise de falhas. Todos esses elementos farão parte do TwitterKit, um novo conjunto de APIs gratuitas do Twitter.

Outra boa novidade presente no TwitterKit é o novo sistema de autenticação para Android, idêntico ao adotado pelo Twitter no iOS. A partir de agora será possível se logar no seu dispositivo Android a partir do Twitter e se autorizar em quaisquer outros aplicativos que tenham o acesso via Twitter ativado.