Categorias

Twitter vai banir duas empresas russas de anunciarem na plataforma

Após iniciar investigações sobre atividades promovidas pelo governo russo em sua plataforma, o Twitter decidiu banir duas empresas de mídia do país de anunciarem na rede social.

Tanto a Russia Today (RT) quanto o Sputnik são suspeitas na comunidade de Inteligência de terem conexões com a campanha promovida pelo governo russo para influenciar a opinião pública nos Estados Unidos.

De acordo com o comunicado oficial, “nós não tomamos esta decisão de forma leve, e estamos dando esse passo agora como parte do nosso compromisso contínuo de ajudar a proteger a integridade da experiência do usuário no Twitter”. Entretanto, s suspensão de publicidade não significa que as empresas foram banidas da rede social e suas contas oficiais continuam funcionando normalmente, em concordância com as regras da plataforma.

Além disso, o Twitter anunciou também que irá doar o montante estimado de faturamento gerado pelos anúncios contratados pela RT desde que a empresa russas se tornou um anunciante, em 2011. Pelos cálculos efetuados pelo Twitter, o equivalente ao total de US$1.9 milhão arrecadado será destinado para “apoiar a pesquisa externa sobre o uso do Twitter no envolvimento cívico e as eleições, incluindo o uso de automação maliciosa e desinformação, com foco inicial em eleições e automação”.

Segundo o Twitter, esse valor inclui os US$$274.100 investidos pela RT em publicidade durante as eleições norte-americanas em 2016 e que fariam parte dos anúncios investigados pela rede social e por uma comissão do Congresso norte-americano.