Categorias

Uber apresenta site que traz dados sobre mobilidade urbana

Com mais de 2 bilhões de viagens catalogadas em seu banco de dados, o Uber resolveu criar um site para compartilhar informações sobre mobilidade urbana com prefeituras e pesquisadores.

O projeto Uber Movement está aberto para servir de ferramenta para todos os interessados em melhorar o fluxo do trânsito nas cidades atendidas pelo Uber.

“Nos últimos seis anos e meio, nós aprendemos um bocado sobre o futuro da mobilidade urbana e o que isso significa para para as cidades e as pessoas que vivem nelas. Nós obtivemos um retorno consistente das cidades com as quais firmamos parcerias para acessar nossos dados agregados que irão tomar decisões informadas sobre como adaptar a infraestrutura existente e investir em soluções futuras para tornar nossas cidades mais eficientes”, explica a empresa sobre a iniciativa.

Confira o vídeo introdutório do Uber Movement:

O Uber garante que todos os dados disponibilizados são anônimos, para preservar motoristas e passageiros, e agrupados por regiões. Em áreas urbanas onde não há um volume de dados satisfatório para assegurar o anonimato dos usuários, as informações de trânsito não são compartilhadas.

Muriell Bowser, Prefeita de Washington, elogiou a iniciativa: “tecnologia inteligente e uso inteligente de dados são críticos para o sucesso das cidades dessa nação e o Distrito de Colúmbia está comprometido em utilizar essas ferramentas para manter o ritmo com o crescimento rápido de nossa vizinhança. Nós estamos eufóricos de ser um dos primeiros parceiros iniciais do Uber nessa nova plataforma”.

Inicialmente, o serviço estará disponível somente para administradores e pesquisadores sob solicitação de acesso, mas o Uber espera tornar o conteúdo do site mais acessível e aberto para o público em geral no futuro. “Nós esperamos que o Uber Movement possa desempenhar um papel em ajudar as cidades a crescerem de uma forma que funcione para todos”, explica a empresa na página da iniciativa.