A Microsoft está saindo do mercado de mapeamento de ruas como parte da reformulação conduzida por Satya Nadella. Surpreendentemente, o Uber está assumindo a tarefa.
A polêmica empresa que agiliza o serviço de motoristas particulares está investindo pesado na tecnologia de mapeamento e acaba de assimilar o data center do Bing Maps, câmeras, propriedades intelectuais e cerca de 100 engenheiros.
Este é o maior avanço do Uber neste setor. A empresa já havia contratado antes Brian McClendon, um dos criadores do Google Maps e tentado comprar o serviço Here da Nokia. Adquirindo o acervo da Microsoft de mapeamento, a infraestrutura agora já está praticamente montada.
Com uma frota de veículos cadastrados na casa de centenas de milhares em todo mundo, todos monitorados via satélite, e com vasta experiência em locomoção pelas ruas das principais cidades, o Uber só precisava da tecnologia para começar a competir com o Google Maps.
Oficialmente, o Google é um dos principais investidores do Uber. Entretanto, com ambas as empresas investindo em serviços de entrega e veículos autônomos, é quase certo que seus serviços entrarão em rota de colisão. Com a iniciativa de ter seu próprio sistema de mapeamento, o Uber pode estar se preparando para o inevitável divórcio.