Categorias

Uber multado em mais de 3 milhões de reais na França

Depois de uma longa batalha judicial para operar na França, o Uber perdeu: será obrigado a pagar uma multa de 800.000 euros, o equivalente a mais de 3 milhões de reais na cotação de hoje.

O serviço UberPop foi declarado oficialmente ilegal em 2014, mas a empresa insistiu em descumprir as determinações do governo francês e agora seus principais executivos locais escaparam por pouco de serem presos.

O CEO do Uber na França, Thibaud Simphal, e Pierre-Dimitri Gore-Coty, gerente-geral para a Europa Ocidental, tiveram suas penas modificadas para multas na última hora. Os dois executivos terão que pagar em euros o equivalente a 76 mil reais e 115 mil reais respectivamente.

A derrota nos tribunais veio na onda de uma série de protestos organizados por sindicatos de taxistas que não aceitaram a introdução na França do UberPop, modalidade mais econômica do serviço.

Apesar do revés, o Uber pode se considerar vitorioso na decisão final da corte criminal de Paris. O processo movido pelos sindicatos exigia uma multa cem vezes maior que o valor acertado e a prisão dos dois executivos. O promotor que conduziu o caso também solicitou que tanto Simphal quanto Gore-Coty fossem impedidos de operar qualquer tipo de empresa na França por cinco anos, mas o pedido não foi atendido pelo júri.

Até o momento, o Uber não se manifestou sobre o resultado na Justiça.