Categorias

Uber utilizará sensores de smartphones para monitorar velocidade de motoristas

O Uber começará a utilizar sensores de smartphones e dados de GPS para monitorar a velocidade de seus motoristas. A empresa pretende melhorar a segurança oferecida pelo serviço, detectando se seus motoristas estão dirigindo além dos limites de velocidade.

Os giroscópios nos telefones podem medir pequenos movimentos, enquanto o GPS e os acelerômetros mostram a frequência com que um veículo anda e para, bem como sua velocidade. Se um passageiro reclamar que um motorista acelerou e parou muito rápido, nós podemos analisar aquela viagem usando dados.

Se o feedback for preciso, então nós podemos entrar em contato com o motorista. E se não for, podemos usar a informação para nos assegurarmos de que a pontuação do motorista não será afetada“, disse Joe Sullivan, diretor de segurança do Uber.

taxi-uber

A empresa se mostra otimista em relação aos possíveis benefícios oriundos dos dados que serão coletados. Ela também pode identificar, obviamente, a velocidade média atingida por diferentes motoristas em uma mesma área, e os dados analisados permitirão mais comunicação com os mesmos, a fim de aprimorar os serviços.

Os dados também serão utilizados pelo Uber para evitar possíveis punições oriundas de reclamações indevidas contra motoristas.