Quando a Canonical lançou sua campanha de crowdfunding para o smartphone Edge Ubuntu no mês passado, estabeleceu uma meta ambiciosa: arrecadar 32 milhões de dólares através do site Indiegogo em um mês. Mas parece que o objetivo era um pouco ambicioso demais: a campanha acabou e ficou com US$ 20 milhões abaixo da meta.
Após 30 dias, a Canonical foi capaz de levantar um pouco mais de US$ 12 milhões com doações de 27 mil pessoas. Embora a campanha tenha começado com cerca de 3,4 milhões de dólares nas primeiras 24 horas, o fluxo de doações rapidamente diminuiu depois disso.
Com a queda, a Canonical teve de redefinir o esquema de preços várias vezes: no acordo original, os primeiros 5.000 apoiadores receberiam um Edge por US$ 600, enquanto o restante precisaria pagar US$ 830. No final, outros valores acabaram sendo criados e um intermediário de US$ 695 foi anunciado para o restante da campanha.
É importante lembrar que, no contexto de campanhas como essa, o dispositivo na verdade foi bastante bem sucedido, quebrando recordes de valores arrecadados através de crowdfunding. A empresa afirmou que, embora quisesse construir o Edge para mostrar o Ubuntu em telefones, “o apoio e a atenção que [o Ubuntu] recebeu ainda será um grande impulso” e outros smartphones “começarão a chegar em 2014”. De acordo com a Canonical, todos os doadores devem ser reembolsados em até cinco dias.