Categorias

Universidade canadense paga 53 mil reais para se livrar de ransomware

A University of Calgary, no Canadá, pagou essa semana 20 mil dólares canadenses (o equivalente a 53 mil reais, na cotação atual) para conseguir a chave de desbloqueio de um ransomware que infectou sua rede.

Segundo a instituição, todos os sistemas foram comprometidos e seus arquivos encriptados e a única saída mais rápida para voltar à normalidade seria o pagamento do resgate cobrado pelo autor do ataque.

A ação do ransomware derrubou os serviços de email, Skype, rede sem fio e outros sistemas da universidade, a exemplo do que já havia acontecido antes em um hospital americano e centenas de empresas pelo mundo. Depois de muita deliberação, os administradores da instituição concordaram com o pagamento do resgate do ransomware. Ainda assim, os sistemas devem demorar a voltar ao normal já que o processo de desencriptação é demorado e mais de 100 máquinas foram comprometidas na rede.

A University of Calgary afirmou que as autoridades policiais estão investigando o caso e os detalhes do ataque precisam ser mantidos em sigilo para não atrapalhar a ação da polícia. No momento, especialistas de TI também estão avaliando as vulnerabilidades que permitiram o ataque do ransomware em primeiro lugar.