Categorias

Universidade no Chipre é a primeira do mundo a aceitar pagamentos com Bitcoin

Parece que o Bitcoin realmente está dominando o mundo: a Universidade de Nicósia, no Chipre, anunciou nessa quinta-feira (21) que vai aceitar pagamentos de estudantes com a moeda.

Além de ser a primeira faculdade do mundo que aceita pagamentos com Bitcoin, a instituição também lançará um novo curso a partir do próximo ano que visa ajudar profissionais a entender melhor moedas como o Bitcoin. “Estamos conscientes de que a moeda digital é um desenvolvimento técnico inevitável que levará à inovação significativa do comércio online, de sistemas financeiros, pagamentos internacionais e do desenvolvimento econômico global”, afirmou o Dr. Christos Vlachos, diretor do departamento de finanças da Universidade.

Bitcoin agora é aceita em Universidade
Bitcoin agora é aceita em Universidade

O movimento não é uma surpresa enorme, já que a ilha de Chipre vem sendo ligada à moeda cada vez mais nesse último ano: Com a crise financeira se agravando na última primavera, os líderes cipriotas aceitaram um acordo de resgate da União Européia e parte do dinheiro recebido foi investido em Bitcoins. O valor da moeda subiu e continuou a ser forte desde então.

Embora tenha se comprometido a aceitar Bitcoin como forma de pagamento, a Universidade não planeja manter o dinheiro dentro do sistema por muito tempo: Um porta-voz da instituição afirmou que “a intenção desta iniciativa é a de aliviar as dificuldades para alguns alunos e construir o nosso próprio conhecimento prático sobre este campo, não se envolver em especulação monetária”. Isso significa que todos os pagamentos recebidos serão imediatamente convertidos em euros.