Categorias

Urgente: Samsung suspende a fabricação do Galaxy Note 7

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a Samsung decidiu suspender por tempo indeterminado a fabricação e a distribuição do smartphone Galaxy Note 7.

A decisão foi tomada após uma série de incidentes, onde em menos de uma semana cinco aparelhos que já haviam sido substituídos explodiram assim mesmo nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a Yonhap, a Samsung está colaborando com autoridades de segurança pública dos Estados Unidos, China e Coreia do Sul para solucionar a questão. A crise começou logo depois do lançamento do Galaxy Note 7, quando relatos de explosões da bateria do dispositivo durante a recarga levaram a empresa sul-coreana a convocar um recall do produto. Houve demora na resposta do consumidor e na resposta da própria Samsung para oferecer versões do smartphone com o defeito corrigido.

Entretanto, novos rumores indicavam que mesmo os Galaxy Note 7 considerados seguros pela empresa continuariam a apresentar problemas. Um dos primeiros incidentes aconteceu a bordo de um avião da Southwest que se preparava para decolar na quinta-feira. O aparelho incendiou-se e derreteu parte do carpete e do piso da aeronave, que foi evacuada. Inicialmente, a Samsung não confirmou que se tratava de um smartphone supostamente seguro. Mas outros quatro casos semelhantes afloraram dias depois, todos de aparelhos que já teriam passado pelo processo de recall.

O caso inicial aconteceu no estado norte-americano do Kentucky, na terça-feira, ou seja, dois dias antes da explosão do voo da Southwest. A Samsung teve ciência da situação e está sendo acusada por especialistas de não ter agido em tempo hábil para impedir uma tragédia maior. No Kentucky, Michael Klering acordou de madrugada com seu quarto envolto em fumaça decorrente da explosão de seu Galaxy Note 7 e precisou ser hospitalizado em virtude da inalação da fumaça.

Pelo menos outro três casos foram notificados no mesmo período e a Samsung garantiu que estaria investigando as explosões. A primeira avaliação da crise calculava em torno de um bilhão de dólares o valor do prejuízo da empresa sul-coreana com o recall. Com a crescente escalada do problema, a perda sofrida pela fabricante de smartphones em termos financeiros e a perda de confiança podem ser muito maiores.