Categorias

Uso do Windows XP cresceu em Janeiro

Não adiantou nada a Microsoft alertar sobre o fim do suporte em Abril: o número de usuários do Windows XP cresceu em Janeiro comparado com o mês anterior. O sistema operacional de 2001 ainda está presente em quase um terço dos computadores no mundo.

Segundo os últimos dados da Net Applications, o Windows XP saiu de uma base de usuários de 28.98% em Dezembro para 29.23% no primeiro mês de 2014. Apesar da pequena subida, é um dado alarmante para um sistema operacional que estará exposto a vulnerabilidades que podem ser descobertas mas não serão mais corrigidas a partir de Abril.

Lembrando também que a Net Applications mensura apenas dispositivos conectados à Internet. Considerando-se a base instalada em equipamentos desconectados, como caixas eletrônicos, por exemplo, a fatia de mercado ocupada pelo Windows XP pode ser ainda maior.

net-applications-january

Para a Microsoft, talvez seja ainda mais preocupante a subida lenta do Windows 8. Somados, o Windows 8 e o Windows 8.1 cresceram de 10.49% para 10.58%, um crescimento inferior ao do próprio Windows XP.