Categorias

Usuários do Patreon são ameaçados por golpistas

Os usuários do Patreon são os novos alvos de uma quadrilha de golpistas que já tem fama na Internet. Segundo o serviço, as ameaças são falsas e não devem ser levadas a sério.

O grupo responsável pelas tentativas de chantagem é conhecido por DD4BC e alega que irá divulgar dados pessoais e financeiros de suas vítimas na web se não receber uma quantia em forma de Bitcoins.

O DD4BC já atacou no passado e conseguiu faturar mais de 20 mil dólares das vítimas do vazamento de dados do Ashley Madison, a rede social da traição. O grupo chegou a utilizar falsas fitas íntimas e ameaças de morte em seus e-mails de extorsão.

Agora, o mesmo grupo conseguiu uma relação de endereços de contato de usuários do Patreon e está empregando práticas parecidas para conseguir dinheiro. Os golpistas sustentam que possuem dados bancários e números de cartão de crédito dos usuários, o que o Patreon afirma ser impossível.

Uma mensagem enviada por Jack Conte, fundador e CEO do Patreon, desmascara o esquema: “não responda ao e-mail deles – e um golpe. Os formulários de créditos que armazenamos estão criptografados com segurança com uma chave RSA de 2048-bits e nós não guardamos números completos de cartão de crédito”.

Apesar do vazamento real que aconteceu recentemente no Patreon, Conte reforça que o usuário deve ignorar as ameaças do DD4BC e que sua empresa já está trabalhando com as autoridades para identificar e prender os responsáveis.