Categorias

Valve anuncia SteamOS, seu sistema operacional voltado para games

Nessa segunda-feira (23), a Valve finalmente revelou o SteamOS, um sistema operacional gratuito voltado completamente para jogos. De acordo com a empresa, o SO é todo baseado no Steam e utiliza a arquitetura do Linux. Ele funcionará ainda em TVs, recebendo dados de jogos por streaming via computador.

Segundo a Valve, enquanto sua equipe pensava em maneiras de transformar o Steam em um console, a empresa achou que a melhor solução seria primeiramente criar um sistema operacional construído em torno do próprio programa.

Com a novidade, criadores de conteúdo podem se conectar diretamente com seus consumidores, usuários podem “alterar ou trocar qualquer parte do software ou do hardware que eles quiserem” e os jogadores ganham “o poder de participar da criação dos games que eles tanto amam”, explicou a Valve.

SteamOS traz opções de stream e opção de compartilhamento com a família
SteamOS traz opções de stream e opção de compartilhamento com a família

O sistema também trouxe novas funcionalidades, como o streaming de jogos, que poderá ser feito para qualquer aparelho que roda o SteamOS, seja PC ou Mac; a possibilidade de acesso a filmes, músicas e conteúdos para TV e também a capacidade de compartilhar games com a família, com cada membro tendo um própria conta separada e podendo até criar bibliotecas de jogos individuais.

A Valve afirmou que diversos jogos voltados para o novo sistema já estão sendo desenvolvidos e prometeu anunciar alguns títulos nas próximas semanas, que serão lançados em 2014.