Categorias

Vazam dados de 170 milhões de usuários da maior rede social da Rússia

Está aberta a temporada de vazamentos de dados: depois dos mais de 160 milhões de credenciais de usuários do LinkedIn e do recorde histórico de 427 milhões de senhas expostas do MySpace, agora é a vez do VK.com.

A maior rede social da Rússia teve 171 milhões de contas vazadas na internet, com direito a informações como nome completo do usuário, endereço de email, telefones, endereços físicos e, o pior de tudo, senhas sem qualquer tipo de proteção.

Assim como nos casos do LinkedIn e do MySpace, o furto dos dados não foi realizado agora. Segundo os hackers responsáveis pela venda do banco de dados, o vazamento teria acontecido entre 2012 e 2013. Apesar da idade, o volume de informações impressiona e a repetição de senhas em outras contas pode causar muita dor de cabeça para as vítimas, como já aconteceu com Mark Zuckerberg e usuários do TeamViewer.

Na época do vazamento, o VK.com alegava possuir aproximadamente 190 milhões de membros em toda e Europa, então é possível que o banco de dados, na verdade contenha informações de todos os seus usuários no momento do ataque. Parte deste banco, com dados de 100 milhões de integrantes da rede social, está sendo vendido nos porões da internet por um bitcoin, o equivalente a cerca de 2 mil reais na cotação atual.

Em um comunicado oficial, o VK.com sustenta que “nós estamos falando sobre logins e senhas antigos que foram coletados por fraudadores em 2011-2012. Todos os dados de usuários mencionados nesse banco foram alterados compulsoriamente. Por favor, lembrem que instalar programas não confiáveis em seus dispositivos podem causar a perda de seus dados. Por razões de segurança, nós recomendamos a habilitação de verificação de dois fatores em suas configurações de perfil e a utilização de uma senha forte”.