Categorias

Vazamento de dados afeta metade da população norte-americana

Uma brecha de segurança na gigante de crédito Equifax pode ter afetado cerca de 143 milhões de pessoas, metade da população dos Estados Unidos.

O vazamento de dados maciço é o maior já registrado esse ano e expôs informações como nomes completos, endereços, números de documentos importantes e até dados financeiros de suas vítimas.

A invasão por cibercriminosos ainda não identificados teria acontecido entre Maio e Julho desse ano, foi descoberta em 29 de Julho mas a Equifax só veio a público na quinta-feira da semana passada. “Esse é claramente um evento decepcionante para nossa empresa”, admitiu Richard Smith, chefe-executivo da Equifax, no comunicado oficial. E completou: “eu peço desculpas a nossos consumidores e clientes de negócios pela preocupação e frustração que isso provoca”.

Os invasores teriam se aproveitado de uma vulnerabilidade em uma aplicação web da empresa e a Equifax vem sendo duramente criticada pela falha de segurança e pela demora em comunicar o vazamento de dados. A empresa preparou um site especial dedicado a confirmar se os dados de um usuário foram comprometidos ou não, mas múltiplos relatos informavam que o serviço gerava resultados aleatórios, inclusive para usuários inventados.

A repercussão do incidente derrubou as ações da Equifax da Bolsa de Valores e está gerando um movimento a favor de uma regulação governamental mais rígida nos Estados Unidos, no que diz respeito à proteção eletrônica de dados dos usuários o que poderá impactar a indústria de segurança no futuro e contribuir para uma redução no volume de vazamentos similares.