Categorias

Vazamento maciço de contas e senhas do Twitter

Caiu na Net!
Atualização (14/05): A lista é falsa! Saiba mais.

Uma fonte anônima divulgou ontem uma lista contendo 55 mil usuários e senhas do Twitter. A maioria das contas parecem pertencer a brasileiros. A listagem foi dividida em cinco páginas no serviço de hospedagem de textos públicos Pastebin, endereço preferido para vazamento de informações na internet, e está disponível para quem quiser conferir. Por razões de segurança, não iremos repassar a URL com os dados extraviados.

O Twitter está investigando o caso, tentando localizar a origem do brecha de segurança. Segundo comunicado oficial, todas as contas que aparecem na lista já tiveram suas senhas resetadas. O perigo agora está no risco de novos vazamentos. Usuários que costumam utilizar a mesma senha para mais de um serviço de internet devem ficar atentos.

Ainda que a lista publicada contenha 55 mil contas, o Twitter informa que mais 20 mil delas são duplicatas, muitas eram contas usadas para envio de spam e que já foram desativadas e boa parte delas não tinham nome de usuário e senha associados um ao outro.

A identidade do responsável pelo vazamento ou seus motivos ainda não foram revelados. Analistas acreditam que a falha de segurança não aconteceu nos servidores do Twitter, mas que as contas e senhas podem ter sido obtidas através de phishing, onde um site malicioso solicita as credenciais de acesso do usuário para fins escusos.

.