Categorias

Veículo autônomo do Google provoca acidente nos Estados Unidos

Pela primeira vez desde que entrou em fase de testes, o veículo autônomo do Google cometeu um erro e foi o responsável por uma colisão com um ônibus nos Estados Unidos.

O caso foi registrado no início de Fevereiro para o Departamento de Veículos Motorizados do estado americano da Califórnia. Felizmente, não houve feridos.

Segundo o relatório obrigatório preenchido pelo Google, foi uma batida leve. O carro inteligente vinha a meros 3 km/h quando colidiu na lateral de um ônibus que vinha a 24 km/h em uma mudança de pista. A Inteligência Artificial acreditou que o outro veículo iria reduzir ou parar para abrir passagem, mas o motorista do ônibus seguiu em frente. O erro de interpretação do carro autônomo é apontado como a causa do acidente.

Na avaliação do Google, o próprio passageiro humano a bordo do carro inteligente também imaginou que o procedimento aconteceria sem impacto e, por isso, não teria assumido o comando do veículo, como já aconteceu em outras ocasiões.

Para a empresa, “nós claramente temos alguma responsabilidade, porque se nosso carro não tivesse se movido, não teria havido uma colisão”. O Google afirmou que fez alterações na programação do veículo depois do acidente: “de agora em diante, nossos carros terão uma compreensão mais profunda de que ônibus (e outros veículos largos) são menos propensos a de ceder a vez para nós do que outros tipos de veículos, e nós esperamos lidar com esse tipo de situação de forma mais graciosa no futuro”.